Fechar

%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/jeferson/2004/01.28.10.27
%2 sid.inpe.br/jeferson/2004/01.28.10.27.17
%T Educa-Ação: uma metodologia e um modelo para auxiliar a construção de currículos para educação mediada por computador
%J Educa - ação: a metodology and a model to support the curriculum development for mediated computer education
%D 2003
%8 2003-11-28
%9 Tese (Doutorado em Computação Aplicada)
%P 202
%A Cunha, Flávia Beatriz Rodrigues Prisco da,
%E Guimarães, Lamartine Nogueira Frutuoso (presidente),
%E Silva, José Demisio Simões da (orientador),
%E Oliveira, Carlos Alberto de (orientador),
%E Carvalho, Solon Venâncio de,
%E Omar, Nizam,
%E Bonini, Luci Mendes de Melo,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K informática na educação, inteligência artificial, educação à distância, educação mediada por computador, educação, linguagem natural, education computing, artificial intelligence, distance education, computer aided instruction, education, natural language.
%X Esta tese propõe uma metodologia destinada a apoiar educadores no planejamento e na construção de currículos de cursos e disciplinas a serem ministrados através do computador. A metodologia foi desenvolvida a partir de investigações sobre as relações das áreas educacional e computacional, no contexto da Educação Mediada por Computador (EMC). Na pesquisa foram analisadas as questões pedagógicas e didáticas apropriadas para este segmento educacional, tendo-se como base as teorias interacionistas da Psicologia Cognitiva de Piaget e de Vygotsky. A metodologia objetiva o estabelecimento de uma reflexão sobre as práticas educacionais empregadas na EMC e enfatiza, sempre, a existência de diferenças significativas entre a educação presencial tradicional e a EMC. Desse modo, ela alerta o educador sobre as mudanças que estão ocorrendo no cenário educativo, no que diz respeito à utilização das novas tecnologias e valoriza a redefinição dos termos "ensinar" e "aprender", que estão inseridos neste contexto. A tese apresenta também o modelo de um ambiente computacional denominado EDUCA-AÇÃO, desenvolvido para mostrar a relação da metodologia fundada nas teorias da Educação e da Psicologia Cognitiva com a Ciência da Computação, além de conter a descrição do protótipo EDUCA-AÇÃO, construído para a verificação e validação do emprego da metodologia na solução de problemas reais. ABSTRACT: This thesis purposes a methodology in order to support the educator on the planning and on the construction of his/her educational curriculum for the computer-mediated education. The relationship between the educational and computational areas in the computer- mediated education context was carefully examined for this development. The investigation analyses pedagogical and didactical questions suitable for this educational segment. The Piaget and Vygotsky´s cognitive psychology theories were the basis for these analyses. The methodology aim is to establish a reflection about the educational methods, which have been applied on the computer-mediated education, emphasizing the significant differences between the traditional and the computer-mediated educations. Therefore, it alerts the educator about the changes that are occurring in the educational scenario, related to the use of the new technology, and increases value to the meaning of ?teaching? and ?learning. This thesis also presents a model for a computer environment named EDUCA-AÇÃO, developed to demonstrate the relation of this methodology with the Computer Science area. In addition to all of this, a prototype EDUCA-AÇÃO system was built to verify and validate the application of the methodology in real problem solutions.
%@language pt
%3 paginadeacesso.html


Fechar